Escolha uma Página

Há tempos o desenvolvimento mobile deixou de ser uma mera ostentação no mundo da tecnologia. Atualmente, além de necessário, ele se faz obrigatório nas empresas que almejam continuar competitivas perante o mercado.

E dentro deste cenário são duas as plataformas mais famosas e utilizadas no universo tecnológico. Sim, estamos falando dos sistemas operacionais móveis Android, da Google, e iOS, da Apple.

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, possuindo aproximadamente 2,5 bilhões de hardwares ativos ao redor do globo terrestre. Em sua loja de aplicativos, a Google Play, são quase 2,9 milhões de aplicativos disponíveis para download. A principal característica da plataforma da Google é ser aberta para todos os desenvolvedores, facilitando a testagem dos produtos.

Já o iOS está presente nos iPhone, iPod Touch e iPad – os queridinhos entre os hardwares disponíveis no mercado. Porém, diferentemente de seu concorrente, o sistema operacional móvel da Apple não permite execução em dispositivos terceiros e possui modelo de código fechado. Quanto aos números, são aproximadamente 1,8 milhões de aplicativos disponíveis para download em sua loja, a Apple Store.

Na Foursys, o desenvolvimento mobile está presente em projetos junto a grandes instituições financeiras e bancos digitais. Além disso, o FOURCAMP 2021 – programa de trainees de nossa empresa lançado no último dia 27/07 – oferece aos seus participantes treinamento preparatório para desenvolvimento nas plataformas Android e iOS.

 
Desenvolvimento de aplicativos para Android

Durante o treinamento de Android, o participante é introduzido a diversos assuntos, entre eles:

    • Design de Interfaces;
    • Usabilidade;
    • UX;
    • Arquitetura de Informação;
    • Lógica de Programação;
    • Java para Android;
    • GIT e SVN;
    • Introdução a frameworks e métodos ágeis.

E não é necessário ser um especialista em desenvolvimento para ingressar no programa. Bruno Bordin, de Curitiba (PR), é um exemplo. Ele trocou o empreendedorismo pela tecnologia ao ingressar na Foursys como trainee em janeiro de 2021. “Não estava feliz em meu antigo ramo quando iniciei os estudos em análise e desenvolvimento de sistemas. Logo consegui entrar na Foursys, onde cheguei sem nenhum conhecimento, com receio e começando do zero”, conta.

Ele, porém, destaca que desenvolver aplicativos para Android não é complexo: “Acredito que qualquer um, independentemente da idade ou área de atuação, consegue aprender a trabalhar com esse tipo de plataforma”.

Hoje, Bordin está alocado no desenvolvimento do projeto Open Finance, produto que um grande banco digital está lançando ao mercado. “Fiquei muito honrado em fazer parte desse projeto, o primeiro em que participo desde que saí do programa de trainee”, comemora.

 

Desenvolvimento de aplicativos para iOS

Para os participantes do FOURCAMP 2021 que escolherem o programa para desenvolvimento de aplicativos em iOS, a grade de assuntos é similar ao de Android. Porém, a linguagem de programação trabalhada é a Swift.

Flávia Amorim, também da capital paranaense, participou do programa em 2020 e aprimorou os conhecimentos em desenvolvimento na linguagem adotada pela Apple. “O treinamento foi enriquecedor e o conteúdo muito bom. Os instrutores são excelentes e seguiram, inclusive, o livro de programação a Apple durante o curso”, explica.

Após finalizar o treinamento, Flávia também foi alocada em projetos de desenvolvimento mobile para organizações financeiras, onde tem atuado até o momento.

E você, universitário ou aluno de cursos de tecnologias e exatas, já se imaginou criando, codificando e testando aplicativos em Android ou iOS em grandes projetos para grandes clientes? Venha fazer parte do time de trainees da Foursys! Inscreva-se no FOURCAMP 2021.